Comerciantes do Paraná estimam que vendas para o Dia das Mães devem cair 13% em 2021, diz pesquisa
O volume de vendas do comércio do Paraná para o Dia das Mães deve ser 13% menor do que na mesma data comemorativa do ano passado, segundo a estimativa dos comerciantes do estado.
O número é resultado de uma pesquisa do Datacenso, realizada a pedido da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), com comerciantes de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.
Conforme a pesquisa, diversas regiões do estado devem ter queda nas vendas, e Curitiba tem a pior perspectiva.
Conforme os dados, o comércio da capital deve vender 20% a menos no movimento de presentes para as mães.
Em Maringá, no norte do estado, a queda nas vendas deve ser de 15%.
Veja, abaixo, as maiores estimativas de queda nas vendas:
Maringá: -15%
Curitiba: -20%
Ponta Grossa: -9%
Francisco Beltrão: -13%
Londrina: -11%
Cascavel: -6%
A pesquisa foi feita com 1 mil comerciantes do estado, e aponta que 36% deles acham que vão vender menos neste dia das mães, o segundo vivido em meio à pandemia do novo coronavírus.
Para 29% dos comerciantes do estado, segundo o levantamento, as vendas devem ser iguais às do ano passado.
Fatores da pandemia
Os representantes do setor apontam que os resultados negativos, na comparação com o Dia das Mães de 2020, devem ser influenciados pela queda do poder aquisitivo dos consumidores.
O aumento do custo dos produtos, a carga tributária elevada, com reflexos da pandemia da Covid-19 e falta de incentivo do governo também devem prejudicar as vendas.
Mesmo com a perspectiva negativa da maior parte do comércio, um em cada quatro comerciantes do estado acredita que o faturamento deve melhorar, conforme destaca o presidente da Faciap, Fernando Moraes.
"A gente está entendendo que teremos um mês cheio, sem restrições de horários, e o mês de maio super importante para o comércio. Vai ser uma virada, os comerciantes se adaptaram a um novo cenário. Com isso, vamos ter um mês de maio com vendas superiores", disse.
Segundo o presidente da associação, é necessário que os empresários busquem se reinventar, se atualizar, para dar um novo sentido ao formato de abordagem nas vendas.
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