Comerciantes do Paraná estimam que vendas para o Dia das Mães devem cair 13% em 2021, diz pesquisa

 O volume de vendas do comércio do Paraná para o Dia das Mães deve ser 13% menor do que na mesma data comemorativa do ano passado, segundo a estimativa dos comerciantes do estado.



O número é resultado de uma pesquisa do Datacenso, realizada a pedido da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), com comerciantes de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.


Conforme a pesquisa, diversas regiões do estado devem ter queda nas vendas, e Curitiba tem a pior perspectiva.


Conforme os dados, o comércio da capital deve vender 20% a menos no movimento de presentes para as mães. 

Em Maringá, no norte do estado, a queda nas vendas deve ser de 15%.


Veja, abaixo, as maiores estimativas de queda nas vendas:


Maringá: -15%

Curitiba: -20%

Ponta Grossa: -9%

Francisco Beltrão: -13%

Londrina: -11%

Cascavel: -6%

A pesquisa foi feita com 1 mil comerciantes do estado, e aponta que 36% deles acham que vão vender menos neste dia das mães, o segundo vivido em meio à pandemia do novo coronavírus.


Para 29% dos comerciantes do estado, segundo o levantamento, as vendas devem ser iguais às do ano passado.


Fatores da pandemia

Os representantes do setor apontam que os resultados negativos, na comparação com o Dia das Mães de 2020, devem ser influenciados pela queda do poder aquisitivo dos consumidores.


O aumento do custo dos produtos, a carga tributária elevada, com reflexos da pandemia da Covid-19 e falta de incentivo do governo também devem prejudicar as vendas.


Mesmo com a perspectiva negativa da maior parte do comércio, um em cada quatro comerciantes do estado acredita que o faturamento deve melhorar, conforme destaca o presidente da Faciap, Fernando Moraes.


"A gente está entendendo que teremos um mês cheio, sem restrições de horários, e o mês de maio super importante para o comércio. Vai ser uma virada, os comerciantes se adaptaram a um novo cenário. Com isso, vamos ter um mês de maio com vendas superiores", disse.

Segundo o presidente da associação, é necessário que os empresários busquem se reinventar, se atualizar, para dar um novo sentido ao formato de abordagem nas vendas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Completo de Corte e Costura do Iniciante ao Avançado

Cratera se abre na MG-133 em Tabuleiro e quatro veículos são engolidos; uma mulher está desaparecida

ultimas noticias ao vivo no Brasil | ultimas noticias 2021